Como embalar pinturas para transporte e armazenamento

quito-298350_640Alguns acham antiquado, outros acham que só serve como artigo de museu, mas a verdade é que belas pinturas sempre trazem sensações diferentes para o local onde são penduradas, e há entusiastas desse tipo de arte em todo o lugar.

Obras de arte não costumam custar barato e normalmente são muito frágeis, mas para quem coleciona ou simplesmente gosta de tê-las em casa, não é um artigo fácil de deixar de lado em qualquer mudança, por isso elas sempre serão levadas para onde o proprietário for viver.

No entanto, por serem tão frágeis, esses objetos exigem cuidados extremos na hora do transporte, para que nada seja danificado e as obras não percam seu valor.


Como embalar pinturas

Todo o processo deve ser feito em uma superfície plana, para evitar qualquer problema na embalagem.

Se existir um vidro entre a obra e o exterior (como uma moldura), antes de tudo faça um “X” na parte da frente da pintura com fita adesiva isso permitirá que o vidro fique no local caso ele quebre durante o trajeto.

  1. Cubra a pintura com um pedaço grosso de papelão, pode ser um pedaço de caixa, por exemplo. Ele deve ser largo o suficiente para cobrir a parte de cima da pintura mas não deve cobrir toda a moldura. Também pode ser utilizado um pedaço de espuma para o mesmo fim, o que importa é reduzir o atrito entre o papel bolha que será colocado e a pintura.
  2. Envolva a pintura em papel bolha e prenda as pontas com fita adesiva. A pintura deve ficar firme na embalagem, perfeitamente encaixada e sem nenhuma sobra de papel.
  3. Procure por caixas que tenham o tamanho adequado para a pintura. Elas devem ser um pouco mais largas do que a obra que estiver sendo carregada, pois deve existir um pequeno espaço entre a embalagem e a caixa.
  4. Coloque as pinturas que serão transportadas uma a uma na caixa. No espaço que sobrou, coloque papeis, tecidos ou outro tipo de material para que as pinturas não se movam durante o trajeto. Mexa a caixa para ver se as obras estão bem fixas.
  5. Feche a caixa com fita adesiva por todos os lados necessários e sinalize como ‘’FRÁGIL’’ aquela embalagem.

Após essas etapas, suas pinturas estão prontas para serem colocadas no carro ou caminhão sem perigo nenhum.

Mantenha seus pertences e coleções sempre seguros com as dicas da MultEspaço!

Comente pelo Facebook
Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>