Tipos de estoque e-commerce

Tipos de estoque ecommerce Ter o próprio negócio é o sonho de todo mundo, ainda mais em dias tão tecnológicos, onde a internet parece uma grande ferramenta para quem realmente sabe trabalhar com ela.

Parece fácil demais até, basta ter uma ideia, um computador e um site e está tudo uma maravilha, agora é só ganhar dinheiro. No entanto, para alguns ramos são necessários alguns pontos extremamente importantes, por exemplo, no e-commerce é necessário saber como gerir o estoque de uma maneira que se enquadre melhor em seu negócio, afinal de contas, oferecer um serviço sem ter como prestá-lo complica um pouco. E, caso seja o problema do seu negócio, abaixo você conhecerá algumas dicas para os estoques de um e-commerce e que podem ajudar e muito em sua logística e na armazenagem de produtos.

  • Físico:

Com os avanços da tecnologia a palavra físico e virtual ganharam muita importância. Um espaço físico pode parecer interessante para as novas empresas, um espaço utilizado para alocar seus produtos para suprir as necessidades de seus clientes. Neste quesito existem dois pontos, um negativo e um positivo.

Positivo:
 você pode fornecer o produto a pronta entrega e não depende de serviços de entregas terceirizados.

Negativo: Este é um ponto que depende de seu produto, podendo ultrapassar a capacidade de estoque ou sobra de espaço. Uma boa solução para este quesito é implantar uma gestão de estoque que possa interagir com uma ferramenta de segurança virtual que garanta a segurança.

  • Descentralizado:

Descentralizado é um tipo de estoque contratado em diversas regiões, esse método pode ser interessante para empresas que querem agilizar a entrega aos clientes por sazonalidade.

Positivo: agilidade no atendimento dos clientes.
Negativo: gasto com armazenagem.
Dica: integrar todos os pontos de estoque.

  • Compartilhado:

Como o próprio nome já diz, o estoque funciona tanto para a física quanto para a virtual, funcionando desta maneira como um estoque físico.

Positivo:
unanimidade no espaço do estoque.
Negativo: distinção de gestões entre virtual e físico.

  • Consignado:

Este é um sistema que permite ao lojista e fornecedor comprar um determinado número de produtos, e, se por ventura não haja venda até uma data estipulada os produtos podem ser devolvidos ao estoque e pagar somente aquilo que vendeu.

Positivo: desta maneira você acaba com a possibilidade de estoque excedente e ainda não perde em capital.
Negativo: geralmente esse tipo de sistema é feito com produtos de baixa rotatividade e é de costume o distribuidor comprar mais caro pelos serviços prestados.
Dica: é sempre importante controlar os produtos para não comprometer o espaço físico e ainda minimizar os gastos desnecessários.

  • Terceiros:

Neste o fornecedor informa a quantidade de produtos que deverão ser vendidos na loja, algo comum nas lojas multimarcas virtuais.

Positivo: facilidade na estocagem.
Negativo:  Limite de venda de produtos.
Dica: para não haver problemas é recomendado que seja feito uma negociação de uma quantidade mínima de peças a seres comercializadas.


Terceirização:

Existem duas formas de terceirização e cada uma funciona de maneiras diferentes conforme abaixo:

  • Triangulação ou Drop Shipping:

Este é um sistema integrado com a distribuidora, ou seja, todo pedido é automaticamente listado no sistema do fornecedor, seguindo para o controle de estoque da empresa terceirizada. Além disto, a parte de distribuição é responsabilidade da empresa terceirizada.

  • Cross Docking:

Funciona como o acima, mas com uma pequena diferença, a distribuidora entrega ao lojista e não ao consumidor final. O responsável pela entrega é o lojista.

Positivos: sem custos de estocagem ou automação.
Negativos: aumento de controle fiscal e estoque centralizado no fornecedor.
Dica: Obtenha um e-commerce que esteja integrado a um sistema de controle de estoque, desta maneira terá o controle da sua loja virtual alinhada e unificada, facilitando assim a administração por apenas um canal.

Como podem ver, existem diversas maneiras de estabelecer seu e-commerce e seu estoque, cada um com seus prós e contras, por isso existe a necessidade de uma pesquisa, não somente de mercado como também de funcionalidade do e-commerce. Porém, é preciso ter cuidado para não investir seu dinheiro e tempo em uma das opções que não lhe traga os mesmos resultados, em caso de dúvida, nada melhor do que consultar alguma empresa que tem como ramo de atividade esse tipo de funcionalidade para sua empresa, como por exemplo a Mult Espaço que além de ser conhecedora do mercado sabe exatamente qual o melhor sistema de gestão de estoque para sua e-commerce.

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